HENNING LUNDKVISTPlanned Obsolescence - A Retrospective

Exposição
2 – 30 Jun 2018

"É verdade que acumulei muito capital cultural mas, como tantos outros, nunca encontrei uma maneira de convertê-lo em dinheiro".

Assim começa o romance “Planned Obsolescence - A Retrospective”, de Henning Lundkvist. O romance é um relato fictício de um artista e escritor que vive em Copenhaga. O artista e escritor fictício está a trabalhar para uma exposição no Porto, mas está muito relutante em produzir novos trabalhos. A sua mostra no Sismógrafo, que coincidentemente partilha o seu nome com o romance de Lundkvist, é também maioritariamente baseada em obras antigas. Não há nada de novo sob o sol.

A prática artística de Henning Lundkvist é fortemente baseada no roubo, empréstimo e reutilização de material encontrado. Usa repetidamente logotipos de empresas, tags de grafiti, slogans e até mesmo toda a linguagem do inglês Internacional, tratada como uma linguagem de amostras. A exposição no Sismógrafo, contendo exemplos do que acima se menciona, também é sobreposta com a reutilização e referência dos seus antigos trabalhos, apresentados num novo cenário. A exposição contém material produzido nos últimos 20 anos e inclui uma versão editada do seu primeiro trabalho em vídeo, feito quando o artista tinha 15 anos de idade. Em contraponto também inclui um novo romance. 

Henning Lundkvist é um artista e escritor que vive em Copenhaga. Entre outros lugares, expôs e apresentou performances em Kunstraum, Londres; Moderna Museet, Malmö; Vermilion Sands, Copenhaga; Lumiar Cité, Lisboa; Kim?, Riga; Index, Estocolmo; Rollaversion Gallery, Londres; e Cristina Guerra, Lisboa. O seu primeiro romance, publicado pela ATLAS Projectos, acaba de chegar ao mercado. O seu segundo romance será publicado pela CLP Works num futuro não muito distante.

Folha de sala

Exposição
2 – 30 Jun 2018