Demasiadas Sombras / Too Many Shadows, Kevin van Braak
Demasiadas Sombras / Too Many Shadows, Kevin van Braak
Demasiadas Sombras / Too Many Shadows, Kevin van Braak
Demasiadas Sombras / Too Many Shadows, Kevin van Braak
Demasiadas Sombras / Too Many Shadows, Kevin van Braak
Demasiadas Sombras / Too Many Shadows, Kevin van Braak

Em 1942, durante a II Guerra Mundial, as tropas japonesas invadiram a Birmânia, actual Myanmar, então uma colónia britânica. Os novos ocupantes decidiram resgatar o velho projecto de unir esse país à Tailândia através de uma via ferroviária, ideia entretanto abandonada devido às dificuldades colocadas pelo percurso: um terreno acidentado e pontuado por muitos rios.

A empreitada que então aconteceu – a construção foi terminada em Outubro de 1943, dezasseis meses depois de terem arrancado os trabalhos – foi realizada com o esforço de 330 mil homens, entre os quais mais de 60 mil prisioneiros de guerra aliados (holandeses, ingleses, australianos, etc.). As consequências desta obra foram trágicas, mais de 100 mil mortos, sobretudo devidos a maus tratos, às condições laborais, à doença e à fome.

Este episódio infame da história da humanidade cruza-se com a vida de Hie Thwan Tan, nascido em Probolinggo, na Indonésia, em 1917. Em 1942, o exército japonês invadiu as então Índias Orientais Holandesas, fazendo inúmeros prisioneiros, entre os quais este polícia, que foi levado de barco de Surabaia para Singapura, tendo depois sido encaminhado para a construção do caminho de ferro da Birmânia.

Hie Thwan Tan foi um dos sobreviventes e é avô do artista holandês Kevin van Braak, que, em Janeiro de 2013, decidiu iniciar um novo projecto artístico, o mais autobiográfico até à data, através do qual iria procurar não só recuperar a memória de factos acontecidos na II guerra mundial, mas também, preencher silêncios relacionados com a sua história familiar. Esta investigação passou por diversas viagens ao sudeste asiático – Tailândia, Singapura, Cambodja, Vietname, Indonésia –, consulta de arquivos, entrevistas e uma cerimónia budista, tendo culminado com a realização de um espectáculo de teatro de sombras (Wayang Kulit).

"Demasiadas sombras" é título da exposição de Kevin van Braak, inaugurada no Sismógrafo. Tratou-se de uma instalação composta por pintura, escultura, vídeo e um teatro de sombras formado por dezenas de personagens. A mostra, em grande parte produzida em Bali e com curadoria de Óscar Faria, traduziu as pesquisas efectuadas pelo artista, podendo ser lida quer como uma tentativa de aproximação às histórias do colonialismo e das ocupações no sudeste asiático, quer como um resgate de memórias onde a intimidade se cruza com uma esfera pública mantida à custa de simulacros e ocultações.

In 1942, during World War II, Japanese troops invaded the former British colony Burma, now Myanmar. The new occupiers decided to rescue the old project to unite this country with Thailand through a railway, an idea that was meanwhile abandoned due to the difficulties posed by the route: a rugged terrain, punctuated by many rivers.

The enterprise that then happened – the building was completed in October 1943, sixteen months after they snatched the works – was done with the effort of 330 thousand men, among whom more than 60 thousand Allied prisoners of war (Dutch, English, Australian, etc.). The consequences of this work were tragic, more than 100 thousand people died, mostly due to mistreatment, working conditions, disease and hunger.

This infamous episode in the history of humanity intersects with the life of Hie Thwan Tan, born in Probolinggo, Indonesia, in 1917. In 1942, the Japanese army invaded the then Dutch East Indies, making countless prisoners, among whom was this policeman, who was taken by boat from Surabaya to Singapore, having afterwards been directed to the construction of the Burma railway.

Hie Thwan Tan was one of the survivors and is the grandfather of the Dutch artist Kevin van Braak, who in January 2013, decided to start a new art project, the most autobiographical to date, through which he would seek to recover not only the memory of facts that happened in World War II, but also fill silences related to his family history. This research has taken the artist on several trips to Southeast Asia – Thailand, Singapore, Cambodia, Vietnam, Indonesia –, the consultation of archives, interviews and a Buddhist ceremony, culminating in the production of a shadow puppet performance (Wayang Kulit).

"Too Many Shadows" is the title of the exhibition by Kevin van Braak, which took place in Sismógrafo. The installation was comprised of painting, sculpture, video and a shadow play with dozens of characters. The show, produced mostly in Bali and curated by Óscar Faria, translated the research undertaken by the artist, and can be read either as an attempt to approach the histories of colonialism and the occupation in Southeast Asia, either as a ransom of memories where intimacy intersects with a public sphere maintained at the expense of simulacra and concealments.

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